Avançar para o conteúdo principal

JAVA EE , MYSQL e PRIMEFACES - Tutorial Para Criar uma aplicação em poucos minutos by Bruno Horta






Boa noite a todos

Hoje vou mostrar aqui como é que podemos criar uma aplicação em Java EE com componentes Primefaces e com acesso a uma Base de dados Mysql.

Neste exemplo sigo o conceito de Database Driven, este conceito tem como objectivo criar uma aplicação a partir de uma Base de Dados já existente ou seja,  utilizar o Modelo de Dados para criar as Entidades da aplicação.

Para utilizar este conceito devemos ter uma Base de Dados estruturada, quando digo estruturada estou referir-me a pelo menos que esta tenha as relações as tabelas bem definidas e claro se estiver normalizada melhor ainda :).

Para vos mostrar como é fácil fazer uma aplicação muito simples vou utilizar as ferramentas de geração de código do Netbeans.

O Netbeans permite gerar as Entidades a partir da Base de Dados e ainda permite gerar os Facades (EJB), os ManagedBeans(CDI) e ainda as Faces (JSF) a partir das Entidades geradas... Brutal não ? :)


Vamos então passar ao que interessa, deixo-vos com 3 videos que realizei para vos mostrar passo a passo todo o processo.


Criação da Base da Dados de Exemplo
Devem ter instalado um servidor Mysql e uma aplicação cliente para gerir a base de dados (também podem gerir a BD por linha de comandos :) ) eu estou a utilizar o Mysql Workbench.

Links Úteis:
http://dev.mysql.com/downloads/




Inicio do processo de criação do código fonte
Irei utilizar o Netbeans e componentes Primefaces (o netbeans já suporta Primefaces )
Importante (Estou a utilizar o Maven como gestor de repositorios)

Links Úteis;
http://www.primefaces.org/showcase/index.xhtml
https://netbeans.org
http://search.maven.org





Espero que tenham gostado.

Alguma questão é só enviar email ou publicar aqui no blog

Abraço a todos




Comentários

Mensagens populares deste blogue

3 Formas de configurar o Wi-Fi no ESP8266

3 Formas de  configurar o Wi-Fi no ESP8266 O nosso famoso ESP8266 veio para ficar, cada vez mais este microcontrolador é utilizado para desenvolver dispositivos fantásticos, é verdade que o ESP pode ser utilizado como um simples MCU , mas é a sua capacidade de se ligar a uma rede Wi-Fi, faz dele a escolha perfeita no que toca dipositivos IoT . Este artigo tem foco em três diferentes soluções que permitem programar o ESP de forma a que este se consiga ligar a uma rede Wi-Fi. É sabido que da primeira vez que o ESP é energizado este tem de conhecer ou vir a conhecer o SSID e a Password configurada no Access Point ao qual o queremos conectar de forma a fazer para da rede e ter acesso à Internet se assim for necessário. Vamos então ver como implementar as três soluções, analisar cada uma delas e ponderar os prós e contras e cada uma delas. Passemos ao caso mais simples, ao qual denomino de “Hard Coded” , esta é a forma mais utilizada por quem começa a utilizar

Mosquitto MQTT - Como Apagar todas as Mensagem Retain

Olá malta, hoje venho partilhar convosco algo que pode dar muito jeito quando andamos a testar cenários em que temos mensagens MQTT Retained . Um mensagem com a Flag Retain fica guardada no Broker MQTT até que seja subscrita por outra . Uma solução rápida para eliminar a mensagem Retain será publicar no mesmo tópico uma mensagem vazia , no entanto se tivermos muitos tópicos com mensagens Retain pode dar muito trabalho por isso uma forma simples será eliminar a base de dados do Mosquitto e todas as mensagem Retain são perdidas. Este cenário pode parecer uma pouco Brute Force mas se pensar-mos bem, assim que os nossos sensores/atuadores se ligarem novamente ao Broker MQTT vão publicar novamente a mensagem Retain que realmente interessa :) Procedimento sudo service mosquitto stop sudo rm /var/lib/mosquitto/ mosquitto.db sudo service mosquitto start DONE.... Espero ter ajudado :) Grande Abraço

Instalação do SQLPLUS da ORACLE em LINUX

Bom dia a todos Hoje vou explicar como podemos instalar o SQLPLUS da Oracle em sistemas Linux que utilizem gestão de pacotes RPM, entre eles CENTOS, FEDORA etc.. O SQLPLUS é uma excelente ferramenta de administração de SGDB da Oracle e apresenta-se sob o formato de linha de comandos o que permite aos Administradores de Base de Dados um maior poder sobre o SGDB. Antes de mais é necessário ter uma conta Oracle, esta pode ser feita atraves de um registo no site e é totalmente gratuito. Após termos conta devemos ir à secção de Download -> Databases -> Oracle Instant Client URL:   http://www.oracle.com/technetwork/indexes/downloads/index.html É apresentada uma lista sistemas operativos suportados e no nosso caso vamos escolher    Instant Client for Linux x86-64   para versões 64 Bits Ao escolhermos o Sistema Operativo a Oracle mostra-nos todas aplicações de Cliente para as diversas versões de Base de dados. A ultima versão é a 12 no entanto devemos fazer o downl